anticristo.

Requiem for a Dream sempre foi o filme que mais me deixou perturbado. Sei lá, todas aquelas cenas com a velha doidoina viajando na geladeira nunca me pareceu uma coisa muito certa. “Cara doente, esse Aronofsky”, pensava eu.

Essa semana eu vi Antichrist, do Lars von Trier. Sempre quis ver um filme do cara, aí aproveitei o lançamento do filme e peguei pra ver. No início do filme, eu fiquei impressionado com a filmagem. No meio, eu tinha medo de olhar por muito tempo em direção a tela. Aí, eu tinha que postar aqui.

No início temos uma cena bonita, em preto e branco, camera lenta, música clássica no fundo, close no pau do Willem Dafoe. Enquanto o casal se comia pela casa, o filho foge do berço pra ver a neve e resolve pular da janela. Além de apresentar o prólogo do filme, a cena passa aquela mensagem de “olha como eu filmo bem e não tenho medo de mostrar o pau do duende verde” do diretor.

Após o prólogo, vem o primeiro capítulo do filme. As cenas ganham cores e todo aquele clima sexual dá lugar a um ambiente sombrio tomado pela dor e pelo luto dos personagens, sobretudo da mulher. Não existem mais personagens, só ele e ela. E pois é, nem nome eles tem. E nessa intensa dor da mulher, ele se afasta da posição de marido e assume a posição de terapeuta e, quando questionada por ele sobre o lugar que lhe dá mais medo, ela se lembra da temporada que passou com o filho na floresta enquanto fazia pesquisas para uma tese e ele sugere que eles passem um tempo por lá, para que ela enfrente seus medos. E “a natureza é a igreja de Satanás”, o filme diz e prova.

Não adianta passar o filme esperando por demônios, sustos nem coisas parecidas – em partes, o terror é totalmente psicológico. E eu sabia disso, e ainda assim tinha medo de olhar pra tela por muito tempo, sabendo que qualquer hora a menina do exorcista ia pular na tela igual naqueles vídeos do youtube. Todo esse ambiente sombrio e ainda assim numa calmaria desgraçada contribui pra isso, eu acho. E quando você já tá achando o filme bastante doente, a coisa toda muda de figura e toma um rumo que eu nem vou arriscar spoilear, hahah.

No final, quem é a geladeira de Requiem for a Dream perto disso tudo.

Anúncios

2 pensamentos sobre “anticristo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s